sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sonda russa que falhou em viagem a Marte pode cair na Terra

Contato com a nave tem que ocorrer até 3 de dezembro para evitar risco.
Fobos-Grunt pesa 13,5 toneladas.

Da EFE

Sonda interplanetária russa Fobos-
Grunt (Foto: Reuters)

Especialistas do setor espacial consideram mínimas as chances da sonda interplanetária Fobos-Grunt, lançada de uma base do Cazaquistão, ser recuperada, e por isso ela provavelmente cairá sobre a Terra.
O programa espacial russo não conseguiu estabelecer contato com a espaçonave. Em suas estações nas Ilhas Canárias, Austrália e na Guiana Francesa, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) também não conseguiu respostas da sonda, que permanece perdida.
De acordo com especialistas russos, o aparelho pode cair sobre a Terra a partir de 3 de dezembro, data do fim da operação de salvamento da Fobos-Grunt, que deveria chegar à órbita marciana no final de 2012.
O diretor de uma revista especializada no setor espacial, Igor Lisov, afirmou que os EUA e a China têm mísseis capazes de abater a espaçonave, que pesa 13,5 toneladas.
A agência espacial russa, Roscosmos, informou que ainda não sabe qual o problema apresentado pela máquina, mas que acredita ser possível reconduzir a Fobos-Grunt à sua órbita.
A missão da sonda demoraria 34 meses. No final dela, a espaçonave retornaria à Terra com uma amostra de 200 gramas do solo de Marte. O projeto custou US$ 170 milhões e tinha como objetivo estudar a matéria inicial do Sistema Solar e explicar a origem de Fobos e Deimos, as duas luas de Marte, e de outros satélites naturais do sistema solar.

saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário