segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A contribuição do estudo do meio ambiente para solucionar problemas gerados pelas grandes catástrofes

O estudo em meio ambiente contribuiu para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Suas atividades perpassam pelas plantas que curam a criação de novos materiais e a descoberta de fenômenos que auxiliam no entendimento da natureza. Sendo a ciência que mais se relaciona com o meio ambiente, possui a maior responsabilidade na solução dos problemas advindos das grandes catástrofes.

Segundo Kraemer (2004):

O impacto da espécie humana sobre o meio ambiente tem sido comparado, por alguns cientistas, ás grandes catástrofes do passado geológico da terra. A humanidade deve reconhecer que agredir o meio ambiente põe em perigo a sobrevivência de sua própria espécie e pensar que o que esta em jogo não é a causa nacional ou regional, mas sim a existência da humanidade como um todo. É a vida que esta em jogo. Não podemos conceber um ecossistema sem o homem, não podemos encontrar o homem sem algum ecossistema (p.2)

A agressão ao meio ambiente vem sensibilizando a sociedade, as Universidades e as empresas. As pessoas valorizam cada vez mais as empresas com responsabilidade social e os profissionais dedicados às atividades de preservação e conservação sabem que estão garantindo às gerações futuras a oportunidade de usufruir os recursos naturais.
Os problemas são extremamente complexos como o efeito estufa e a poluição do solo, da água e do ar. Os efeitos são devastadores a causam tragédias e prejuízos incalculáveis. Dessa forma, o estudo que fizemos ocupa um papel central, já que por meio dele, pode-se saber a extensão dos problemas ambientais, propor soluções e avaliar a sua eficácia, eficiência e efetividade.
O Brasil não apenas assinou o Protocolo de Kyoto, mas também vem se emprenhando na redução do efeito estufa com medidas efetivas como a inserção do biodiesel na matriz energética brasileira (Lei 11097 de 13/01/2005), pois a utilização de fontes renováveis, cujas plantações capturam parte do CO e 98% de enxofre na atmosfera) que irá possibilitar a maior utilização de combustíveis renováveis, com a conseqüente redução do efeito estufa, permitindo, acredita-se reduzir o impacto da espécie humana sobre o meio ambiente, evitando-se uma grande catástrofe comparada às grandes catástrofes do passado da terra (OLIVEIRA, 2001).
Para tanto, o estudo procura ressaltar: (1) o potencial para aplicação de desenvolvimento genético na busca de reduzir os prazos para colheita e aumentar a produtividade; (2) mostrar as vantagens econômicas na produção do biodiesel, com a mão-de-obra para a plantação do seu insumo, seu preparo e, também, a economia da substituição de importação de petróleo, calculando a viabilidade financeira do produto; (3) enfatizar a importância do meio ambiente com a redução da poluição atmosférica, tanto global, quanto local vinculada aos compostos do enxofre.

Biodiesel no Transporte Sustentável

A busca de uma alternativa energética para os combustíveis fósseis retoma a agenda internacional com um elemento novo à crescente preocupação ambiental. Nessa linha, a implementação de um programa energético, levando-se em consideração o aproveitamento dos óleos vegetais, aponta para a possibilidade de grandes benefícios sociais, no dizer de Oliveira (2001):

[...]advindo do “alto índice de geração de emprego por capital investido, culminando com a valorização do campo e a promoção do trabalhador rural, além da demanda por mão-de-obra qualificada para o processamento e, em muitos casos, beneficiamento dos óleos vegetais (p.100)

Segundo Di lascio, Rosa, Molion (1994):

Os esforços do governo em relação à necessidade de se aumentar a oferta de energia elétrica para atender às perspectivas de aumento da demanda, poderiam ser canalizados, em parte, para uso de óleos vegetais na geração elétrica, estimulando soluções regionais frente aos problemas de energia. Principalmente em localidades isoladas, o custo de transporte do óleo diesel torna muito onerosa e geração elétrica ( a tendência é se acabar gradativamente para os subsídios para o transporte de combustíveis), se fazendo muito favorável o aproveitamento energético das oleaginosas. Permite-se, assim, ao consorciar com transportes, uma melhor qualidade de vida, com energia contínua e em maior potencia, de acordo com os resultados encontrados por (p.100).

Vale ressaltar que a poluição atmosférica nos centros urbanos é baseada em combustíveis fósseis, acarretando inúmeras doenças respiratórias. Urge que medidas sejam implementadas no sentido de diminuí-la. A substituição do petrodiesel pelo biodiesel possibilita um transporte rodoviário de cargas e passageiros mais de 2.000 Kg/ hectare/ safra. Ao se considerarem os valores mínimos dos novos índices de produtividade da EMBRAPA, sabendo-se que o óleo de mamona possui 40% de óleo extraível, pode-se afirmar que o agronegócio da mamona tem potencial para resolver o problema da miséria no campo, contribuindo de forma direta e expressiva para a independência energética brasileira d domínio do óleo diesel.
No entanto, dada a dimensão do mercado nacional de óleo diesel, não se pode pensar em uma única solução, ou em programas nacionais de larga escala. Seriam inexeqüíveis e demandariam recursos que não estão disponíveis. Dessa forma, para se obterem economias significativas e garantir a segurança do abastecimento de biodiesel, faz-se necessária a doação de várias opções que envolvem as diversas regiões do País.
O estudo permite concluir que o efeito estufa configura-se como extremamente perigoso e ameaça a todo Planeta. O aquecimento global já matou 10 mil franceses e fez a Europa perder milhões de dólares. Ninguém sabe ao certo a dimensão da catástrofe, se a poluição continuar. Uma das principais alternativas, como forma de reduzir a emissão de poluentes, é a utilização de fontes renováveis de energia, como o Biodiesel.
Nesse sentido, esta revisão aponta que a história de desenvolvimento do Biodiesel, que pode reduzir em, aproximadamente, 80% a emissão de gás carbônico- principal gás estufa-, mostra a importância do estudo em meio ambiente para resolver os problemas decorrentes das grandes catástrofes.
O exposto reforça a idéia de que a Química, neste século que se inicia, deve assumir a responsabilidade de criar novas fontes energéticas com menor poder de poluição além de, também auxiliar nos processos necessários para se remediarem os problemas das áreas contaminadas, das quais o estudo destacou o Biodiesel no mundo todo.
O Brasil, inserido na luta pela redução do efeito estufa, no inicio deste ano, deu um grande passo em direção à modernidade. Agora, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível deve ordenar a formação de recursos humanos em fontes renováveis de energia, como forma de contribuir na redução do efeito estufa. Para isso, precisará de químicos competentes e de parcerias com Centros de Pesquisas, Indústrias, Universidades e Sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário