segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Líder dos comunistas diz que partido vai lutar contra medidas de austeridade

Jerónimo recusa acordo com o Governo na concertação social

18:17 Por Lusa
 
Jerónimo de Sousa (Raquel Esperança/arquivo)

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu hoje que o partido vai lutar contra as medidas de austeridade do Governo e que não irá aceitar um acordo em sede de concertação social.



Numa resposta ao apelo feito pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no domingo à noite, na Festa do Pontal, aos parceiros sociais para que cheguem a acordo com o Governo em sede de concertação social para evitar que Portugal entre no caminho de conflitualidade de outros países, Jerónimo de Sousa considerou que o Executivo “tem medo da luta organizada”.

O secretário-geral comunista disse que “só há um partido capaz de organizar e mobilizar a luta e é o PCP” e que o Governo tem “medo da luta organizada pelo movimento sindical, pelas comissões de utentes, pelas associações e da luta política organizada pelo PCP”.

“Por isso, o primeiro-ministro veio ao Algarve dizer que era má a conflitualidade que está acontecer noutros países e que em Portugal devíamos era fazer concertação social. Aqueles que estão a vergastar duramente os interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores, os que são implacáveis com os interesses e aspirações das novas gerações, com os mais velhos, os mais pobres, são implacáveis nos cortes, nas medidas de austeridade, vêm dizer às vítimas para se resignarem, concertarem e assinarem a concertação”, ironizou.

Num comício realizado em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa sublinhou que “era a mesma coisa que uma pessoa estar a ser roubada e aplaudir e assinar a dizer que concorda com o ladrão”.

“Não faremos isso. Faremos a luta, organizada, não para destruir mas para construir a alternativa. Dizem que é tudo inevitável, mas inevitável só é a morte. Em Portugal, como o povo já demonstrou, há sempre alternativa, possibilidade de mudança e de o povo impor a sua vontade”, considerou.

O líder do PCP criticou as medidas de austeridade tomadas a pedido da troika do Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia e disse que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deu “um espectáculo triste” ao vir anunciar um aumento do IVA na electricidade, mostrando-se de “espinha vergada, numa posição de pau mandado”. “Não é uma questão de soberania nacional, é de dignidade nacional ter um Governo que aceita estes estrangeiros como donos, protectores e governantes do nosso país”, acrescentou.

Jerónimo de Sousa afirmou que aos portugueses “esperam grandes combates, grandes ofensivas, grandes dificuldades para a vida de quem trabalha, de quem vive da sua pensão ou reforma, para quem vive do seu pequeno negócio, porque já estão a ser duramente atingidos pela política deste Governo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário