sábado, 20 de agosto de 2011

Frente fria traz ventos fortes, chuva e frio para o Rio neste fim de semana

Temperatura cai em toda Região Sudeste e mínima no domingo pode chegar até a 12ºC


Uma frente fria associada a um ciclone extratropical (ambos em intensificação) espalha nuvens carregadas sobre a região Sudeste do Brasil. Diferente dos últimos dias, o fim de semana no estado do Rio de Janeiro será de tempo nublado, com previsão de ventos fortes e chuva moderada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo, muda já no início da tarde de sábado (20/08), de acordo com o Inmet. Há previsão de rajadas de vento de 80 km/h e chuva moderada ao longo do dia. A mínima será de 16°C e a máxima 27°C.

No domingo (21/08), o frio permanece. Segundo o Inmet, a mínima prevista é de 12°C e a máxima é de 21°C. Segundo o Inmet, o tempo vai continuar ruim pelo menos até segunda-feira (22/08), quando os termômetros devem marcar mínima de 10°C.
Segundo informações do Aviso Meteorológico Especial Nº 1928/2011 do INMET, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de ventos moderados/fortes, de 60 a 80 km/h, para todo o estado do Rio de Janeiro.

A previsão do tempo para Campos e Região para este sábado (20/08), é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima ficará em 17ºC e a máxima em 35ºC. O domingo será chuvoso e frio, mínima ficará em 17ºC e a máxima em 24ºC.

O dia que registrou maior temperatura em Campos, em 2011, foi no dia 22 de fevereiro, quando os termômetros marcaram 38ºC. Já o dia mais frio foi em 9 de julho, com 10,5ºC e sensação térmica de 9,4°.

EM TODOS OS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE
Sábado terá tempo chuvoso e queda de temperatura também na maior parte do Estado de São Paulo. No norte paulista, no sul e na zona da mata de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Muita nebulosidade, mas sem chuva, no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Sudeste, o sol brilha forte, faz calor à tarde e ainda não há condições de chuva.
Na Região Sudeste, durante o sábado, a frente fria provoca pancadas de chuva por quase todo o Estado de São Paulo e, até à noite, também irá provocar chuva no centro-sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.
O sul do Estado de SP (que inclui o litoral sul e o Vale do Ribeira) é a região mais sujeita à chuvas intensas, que podem provocar problemas como alagamentos. Nas demais áreas do Sudeste, o sábado ainda terá sol, calor e tempo firme. No domingo, a frente fria provoca chuva também no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Vale do Rio Doce (MG). O domingo será muito frio em grande parte do Sudeste.

PREVISÃO PARA CAMPOS E REGIÃO
- Tempo: Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada, no sábado, já no domingo chuvoso durante o dia e a noite.
- Temperatura: Mín. 22ºC e Máx. 34ºC (sábado) / Mín. 17ºC e Máx. 24ºC (domingo)
- Sensação Térmica: Mín. 16ºC e Máx. 22ºC
- Possibilidade de chuva: 80%
- Volume d'água: 8 milímetros (8 LITROS POR M²)
- Umidade relativa do ar: Entre 28% e 82%.
- Vento: Sul Sudoeste a 18 km/h de média com rajadas de 24 km/h
- Intensidade do vento: FRACOS/MODERADOS C/RAJADAS
- Nascente e poente: 6h06 e 17h32
- Estação: Inverno até o dia 23/09
- Lua: Cheia até o dia 20/08
- Índice de raio ultravioleta: 8 (muito alto) / Com nuvens: 8 (muito alto)
- Maré Alta: (às 05h11 com 1,1m) e (às 17h26 com 1,0m) 
- Maré Baixa: (às 11h49 com 0,3m)
- Tamanho das ondas: Entre 1,3m e 2,7m com média de 6 segundos de duração, cada onda. (direção primária: Lés Nordeste)
Ururau

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário