quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ensine a cuidar do mundo

É de pequeno que se aprende a preservar o meio ambiente. E vocês, pais, têm de dar o exemplo

04/06/2011 - 18h28 - Atualizado em 04/06/2011 - 18h28
A Gazeta

Leonardo Quarto
foto: Vitor Jubini
 A promotora de Justiça Cláudia e o filho Plínio, 14 anos, fazem a coleta seletiva do prédio por conta própria: ela quer criar adultos conscientes

Ela esteve no primeiro encontro ambiental que foi realizado em Vitória, na década de 1980. Em casa, economiza água, energia, não desperdiça comida e fez por conta própria a coleta seletiva do prédio. Agora, toda essa consciência ambiental está sendo passada para os filhos. Cláudia Torres, promotora de Justiça de 49 anos, reza certinho a cartilha da preservação do planeta, mas acredita que só quando as futuras gerações encararem o cuidado ambiental como filosofia de vida algo vai mudar de verdade.

O comportamento dos filhos - Otto, 16 anos, e Plínio, de 14 - é fruto do bom exemplo. Na casa da promotora, oferecer recompensa como aumentar a mesada ou comprar presentes, caso alguma ação benéfica para o meio ambiente seja realizada, está fora de cogitação. Ensino na base da "obrigação" também não faz parte da filosofia dela. A ideia é formar adultos conscientes dando o exemplo.

Afinal, não adianta discursar sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e continuar tomando aquele banho demorado ou desperdiçando comida. Assim, a criança nunca vai entender que os recursos naturais têm fim - e que desperdiçá-los coloca em risco o planeta.

O consultor ambiental Valmor Souza vai além e provoca: é preciso repensar também o uso da tecnologia. "Não precisamos trocar tantas vezes de celular, por exemplo", diz, propondo acrescentar mais um "R" aos três que já existem (reciclar, reaproveitar e reduzir): repensar.

Reportagem multimídia fez o teste do lixo, da água e do desenvolvimento sustentável nas ruas de Vitória

Atitudes simples, como aproveitar o tempo livre com os filhos para visitar parques e áreas de conservação ambiental fazem a diferença. "Esse tipo de atitude cria vínculos com o verde. Com a atual dinâmica urbanista, as pessoas estão muito distantes do campo. É preciso voltar. Outra dica prática é criar uma horta em casa, para quem tem espaço. Tudo isso aumenta e fortalece o aprendizado", ensina Valmor Souza.

Preserve brincando
Uma alternativa para ficar mais próximo da natureza é frequentar os parques estaduais e nacionais. De norte a sul do Espírito Santo, não faltam opções de lazer que podem se transformar em uma aula sobre preservação ambiental. Confira algumas opções:

Parque Nacional do Caparaó
O mais novo "cinquentão" oferece ao turista cachoeiras de águas cristalinas, tem o terceiro maior pico do Brasil, com 2.892 metros, e oferece vasta fauna e flora. O parque faz divisa com Espírito Santo e Minas Gerais. Visitas devem ser agendadas com antecedência. É só ligar para os números (32) 3747-2086 e (32) 3747-2943, ou (28) 3553-0679, para informações turísticas.

Parque Estadual Paulo César Vinha
Situado entre o sul de Vila Velha e a região nordeste de Guarapari, o parque fica a apenas 30 minutos da capital. Suas principais atrações são mergulho, acesso a lagoas, dunas e áreas de manguezal, além da variedade das espécies de frutos. O horário para visita é das 08 às 17 horas. Passeios em grupo devem ser agendados previamente. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 3242-3665.

Parque Estadual de Itaúnas
Concentra vários ecossistemas, entre eles dunas, manguezal e mata Atlântica. No parque são oferecidos passeios guiados a cavalo, caiaque, canoa, bicicleta, jipe, ou até mesmo a pé. Ele fica localizado a 30 quilômetros da sede, Conceição da Barra, e está aberto para visita das 08h30 até às 17h30. Os passeios devem ser agendados com antecedência de até dois dias. O contato pode ser feito pelo telefone 3762-5196.

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
Localizado entre Alegre e Ibatiba, no sul do Estado, o parque fica a 228 quilômetros de Vitória e conta com cachoeira e trilha. Ele funciona todos os dias, de 08 às 17 horas, e o contato pode ser feito pelo telefone (28) 9904-4824. Para fazer trilhas com grupos maiores, a visita deve ser agendada.

Ecologia ainda é assunto tabu nas famílias

Já pensou em quantas vezes a conversa em família aborda o tema meio ambiente na sua casa? Segundo uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudo de Percepção Ambiental da Univix (Nepa), em 70% das famílias o assunto é pouco debatido. "Esse número é violentamente grande", lamenta o engenheiro ambiental e coordenador do núcleo, Roosevelt da Silva. Para ele, o conteúdo trabalhado nas escolas muitas vezes não é devidamente debatido nas residências. Portanto, que tal dar uma olhada no que a escola vem fazendo, e a partir daí incentivar as criaças?


Nenhum comentário:

Postar um comentário