terça-feira, 14 de junho de 2011

Petrobras terá unidade para tratar óleo em São Mateus

Primeiros estudos técnicos mostram a viabilidade de construção de uma nova estação
13/06/2011 - 23h09 - Atualizado em 13/06/2011 - 23h09
A Gazeta
Denise Zandonadi

                                                         foto: Thiago Guimarães-Secom
                                     Audiência no Palácio Anchieta apresentou resultados das avaliações iniciais

O crescimento na produção de petróleo e gás no mar do Norte do Estado pode representar um novo investimento da Petrobras em São Mateus. Os primeiros estudos dos técnicos mostram a viabilidade de construção de uma nova estação de tratamento de óleo no município.

A informação foi dada, ontem, pelo gerente-geral da Petrobras no Espírito Santo, Luiz Robério Ramos, ao governador Renato Casagrande durante audiência no Palácio Anchieta.


Segundo Ramos, o projeto prevê a construção de um novo sistema de tratamento para receber o óleo produzido nos campos marítimos. O petróleo produzido no mar tem características diferentes, segundo Ramos, e além do mais é do tipo mais pesado.

A unidade da Petrobras no Estado já opera outras estações de tratamento, sendo uma delas na Estação Fazenda Alegre e outra na Fazenda Cedro. "Ainda estamos na fase do estudo inicial e não há um projeto completo elaborado", explicou Ramos.

Ele explicou para o governador que o plano estratégico da empresa prevê investimentos da ordem de US$ 13 bilhões no Espírito Santo entre 2010 e 2014. "Ainda não foi anunciada a revisão do plano estratégico. Porém, a previsão é que não ocorram mudanças no plano 2011-2015", afirmou ele.

Projetos
Entre os projetos destacados, está o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (Aracruz), que entrará em operação no final de setembro ou início de outubro. Na Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) já são produzidos 440 metros cúbicos de gás de cozinha (GLP) por dia.

Além da obra em Aracruz, a Petrobras aguarda a finalização da negociação entre o governo do Estado e os 10 proprietários rurais de Linhares cujas propriedades serão desapropriadas para a construção do Polo Gás-químico.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra, até o final deste mês o processo de avaliação das terras estará concluído. "Depois será feita a desapropriação formal para que a área, de cerca de 400 hectares no total, seja destinada à Petrobras", explica ele.

Descoberta recente cria nova província de petróleo 

Além de explicar ao governador Renato Casagrande sobre o projeto deste equipamento, Luiz Robério Ramos, que estava acompanhado do gerente do ativo de Exploração e Produção no Estado, Fernando Taboada, falou também sobre as mais recentes descobertas de óleo leve e gás nos blocos no litoral Norte, próximo ao campo de Golfinho e Canapu.

Já foram perfurados poços exploratórios nos blocos BM-ES-23 (65% Petrobras, 20% Shell e 15% Inpex), BM-ES-22 (75% Petrobras e 25% Vale) e BM-ES-32 (60% Petrobras e 40% Statoil) e encontrados óleo leve e gás. As descobertas já permitem dizer que uma nova província petrolífera na Bacia do Espírito Santo.

Novos poços serão perfurados para avaliação da reserva nestes blocos, segundo Ramos. "Mas, já podemos vislumbrar, nos próximos anos, mais investimentos na região por conta das descobertas que estão sendo feitas agora", comemora o gerente-geral da Petrobras.

Somente a estatal brasileira tem hoje nove sondas para exploração no litoral capixaba. Nos campos em terra, a empresa tem três sondas fazendo exploração e outras cinco em poços para produção. Há ainda outra sonda perfurando em bloco da Vale e no segundo semestre, a Perenco, em parceria com  OGX também começará a perfurar poços para exploração no litoral Norte.

"Há pelo menos 3 mil pessoas trabalhando no mar do Espírito Santos. O aluguel de uma sonda de exploração, que busca novas reservas, custa cerca de US$ 1 milhão por dia para as operadoras", explica Ramos. Os números devem aumentar nos próximos anos. (Denise Zandonadi)

Governador fará visita à plataforma P-57

O governador Renato Casagrande deverá visitar, com diretores da Petrobras, a plataforma P-57,  que está produzindo no campo de Jubarte, no Parque das Baleias, localizado no litoral Sul do Espírito Santo. A data está sendo acertada com a diretoria de Exploração e Produção da estatal e o gabinete do governador. A P-57 é uma plataforma do tipo FPSO (que produz, armazena e transfere óleo), cuja capacidade de produção é de 180 mil barris por dia. Na semana passada, a plataforma chegou à produção de 100 mil barris por dia, a partir dos seis poços já interligados à plataforma. Ao todo, porém, entrarão em produção 15 poços, o que fará a produção chegar aos 180 mil barris por dia. A visita à plataforma vem sendo adiada devido à dificuldade para conciliar as agendas da direção da Petrobras e o governador. São três plataformas do tipo FPSO produzindo hoje no Parque das Baleias,  no Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário